quinta-feira, 19 de março de 2009

Visita do pintinho amarelinho



Nesta semana escolhemos o tema do nosso projeto, que será sobre animais, o motivo do tema foi o gosto demonstrado pelas crianças.
Segundo Hernández (1998). “os projetos de trabalho constituem um modo de representar o conhecimento escolar, baseiam-se na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos alunos e professores e o conhecimento que as disciplinas (que nem sempre coincidem com o das disciplinas escolares) e outros saberes não disciplinados vão elaborando.
No decorrer dessa semana, tivemos o contato com o primeiro animal, que foi um pintinho, a primeira reação das crianças foi de curiosidade, queriam tocar e apertar. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi quando eles pegaram no pitinho e ele começou a piar e eles acharam o som muito interessante.
Após o conhecimento do pitinho, fomos dar banhos nas crianças, eles ficaram muito agitados, no final deixamos o pitinho solto no pátio, fazendo a alegria de todos da escola infantil (passamos em todas as salas).
Ao retornar para nossa sala cantamos com as crianças a musica do pintinho amarelinho, pois isso as crianças desenharam o pitinho do seu jeito e no final da atividade perguntamos as crianças o que tinham desenhado; alguns responderam: “piu piu”, “pintinho” e outros ainda não verbalizam.

Os projetos aparecem como veículos para melhorar o ensino como distintivo de uma escola que opta pela atualização de seus conteúdos e pela adequação às necessidades dos alunos e setores da sociedade aos quais cada instituição se vincula (HERNÁNDEZ, 1998).
Lanchamos e logo após fizemos teatro com os fantoches dos bichos, contamos a musica “seu lobato tinha um sitio”. Esta atividade conseguiu manter a atenção das crianças.
Mesmo trabalhando o projeto não deixamos de fixar as cores, a parte do corpo humano, brincar de massinha e ir ao parque.
Nessa semana que pude perceber que quando o tema de um projeto é escolhido de acordo com o gosto das crianças, conseguimos seduzi-las bem mais, fazendo com que a aprendizagem se torne mais significativo.
Danielle Rangel

Um comentário:

  1. Dani, adimiro muito sua dedicaçao e seu dom com a arte de ensinar. O nosso pais precisa de educadores como você^, que sempre busca aprender mais, saber mais.NUNCA MUDE O SEU JEITO DE SER.Torço muito para que seus sonhos se realizem.TE AMO MT.
    bEIJOS

    ResponderExcluir