segunda-feira, 9 de março de 2009

A descoberta da escola.(adptação)






As férias estão se despedindo com isso iniciamos o nosso ano letivo. No início passamos por uma etapa muito difícil que é a adaptação das crianças. Eu estou estagiando na turma de pré-maternal que tem nove crianças de menos de 2 anos, que não estão acostumadas com o ambiente escolar ,com isso é preciso muito amor, carinho, atenção e paciência para que as crianças consigam se sentir seguras em ficar na escola.
No primeiro dia de estágio estava um pouco nervosa, pois nunca tinha passado pelo pré-maternal. Foi uma surpresa o primeiro dia, nenhuma criança chorou , posso dizer que é uma turma maravilhosa. As crianças têm características doces e meigas.
As atividades que fizemos para a adaptação das crianças foram: sala de informática, assistir desenho, ver a tartaruga (uma grande amiga das professoras), os passarinhos, o parque e brincar de bola, massinha e bibliotequinha infantil.
O segundo dia deu um pouco mas de trabalho, que duas crianças choraram na entrada deixando as outras crianças muito agitados, dificultando a concentração com isso não brincavam com um brinquedo, mas sim com todos.
A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição infantil .Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )


Tivemos um intervalo ,o carnaval que atrapalhou um pouco o processo de adaptação ,porque as crianças ficam muitos dias fora do ambiente escolar.Na volta do carnaval as crianças chegaram mais confiantes mas um pouco grudadas com os pais por terem passado muito tempo com eles.
Nesta primeira semana depois do carnaval logo na segunda -feira apresentamos as cores para eles:vermelho,azul,amarelo e verde.Percebi que as crianças por serem muito pequenas não conseguem se concentrar em nada por muito tempo, as cores mas faladas pelas crianças foram “amalelo”(amarelo) e “zul” (azul).
Após a apresentação das cores fizemos uma atividade de cola colorida.Tivemos uma surpresa uma criança chorou quando sentiu a cola colorida em sua mão, demonstrando um certo nojo em sujar-se.
A hora do lanche é a mais gostosa ,as crianças demonstram satisfação e já estão sendo estimuladas a comer sozinha,eles gostam de dividir o lanche sem nenhuma reação de egoísmo.
Na quinta-feira foi um dia muito refrescante demos banho de piscina, as crianças estavam muito animadas para entrar logo na água. Elas conseguiram se manter em pé logo querendo soltar as nossas mãos para caminhar sozinhas, foi muito gostoso quando saímos da piscina tomamos banho de mangueira.Voltamos para sala trocamos as crianças deixamos só de fralda e fomos lanchar.Na volta assistimos ao filminho dos bichinhos.
Há minha semana foi muito tranquila dando assim para aprender muito e acolher as crianças com muito amor e carinho.Assim deixando mais fácil o processo de adaptação,pois,quando você trabalha com amor consegue um resultado surpreendente.
“Amar é a melhor forma de educar.”
Danielle Rangel

Um comentário:

  1. Essas criancinhas já te conquistaram né amor?!
    Todos os dias tenho que ouvir sobre elas rs
    Ainda espero ser apresentado aos seus alunos.

    Bjos
    te amo
    Maurício Guimarães

    ResponderExcluir