terça-feira, 17 de março de 2009

Construindo o conhecimento

O inicio da semana começou com muita alegria e vontade de fazer com que as crianças aprendam cada vez mais,as crianças ao chegarem demonstraram uma vontade de ficar na escola.
Nossa primeira atividade foi a fixação das cores (que foi apresentado na semana passada).
Para Piaget a repetição permite uma consolidação e um aperfeiçoamento.Junto a isto a generalização, possibilitando a adaptação de situações diferentes.
Ao termino, tia Anny mostrou para as crianças as fotos que cada um tinha trago com objetivo de trabalhar a identificação dos amigos e as partes do corpo (nariz, boca, olhos entre outros).
No dia seguinte trabalhamos a silueta das crianças (foi feito decalque do corpo delas), e logo depois as crianças desenharam seus rostos. Essa atividade foi feita após a observação feita pela criança, do seu corpo ao espelho (objetivo dessa atividade é a identificação da partes do corpo).
Segundo Lacan, a experiência do espelho, que ele situa a parti dos seis meses, permitirá à criança associar esta imagem visual ao “corpo imaginário” dos sonhos e das alucinações. Segundo este autor, a primeira experiência objetiva que ele tem de seu corpo é visual; esta experiência aparece como se fosse externa,”através de uma estatura em relevo que forma e sob uma simetria que a investe, apondo-se à turbulência dos movimentos da qual ele tenta animá-la”.
O corpo identificado no espelho é homologo do “corpo fantasma” do qual tem a prefiguração desde o nascimento. Toda esta fraseologia lacaniana repousa sobre uma hipótese puramente intelectual anunciada por Michel Bernard (p. 97).

Esse trabalho da parte do corpo foi fixado usando materiais concreto tais como; uma lixa de parede para fazer os olhos, peça de um brinquedo para fazer o nariz e a boca foi com cola colorida (realizado na quarta-feira).
OBS: tivemos um contratempo com uma criança, pois a mesma não gosta de sentir coisas que sujem sua mão.
Já na quinta feira fomos para a piscina, às crianças se realizaram, não demonstram medo. Após o banho fomos lanchar, ao termino do lanche, encaminhamos para a sala de vídeo, onde assistimos desenho; logo após dirigimos para o parque.
No final da semana fomos à quadra brincar de bola e fantoche.
Essa semana obtive muita aprendizagem nas realizações dessa tarefa citadas a cima, sendo uma experiência de grande valia com crianças desta faixa etária.

Um comentário:

  1. Dani,
    fico muito feliz por você, pois percebo que esta no caminho certo, que faz o que gosta.Estou aprendendo muito com seu blog.
    Varias experiencias
    continue fazendo o seu melhor..
    bjux

    ResponderExcluir