sexta-feira, 27 de março de 2009

Trabalhando o desenvolvimento corporal

A semana começou, e as crianças chegaram com muito carinho e saudades dos amigos. Trabalhamos durante há nossa semana com muitas novidades começamos pelo projeto, tivemos duas visitas a do periquito e a do remiste. As crianças gostaram muito mais não teve muita interação, pois elas não podiam tocar nos animais.
Segundo Barbier(1994,p.12),”O projeto não é uma simples representação do futuro
, do amanha ,do possível , de uma idéia; é o futuro a fazer , um amanha a concretizar,um possível a transformar em real, uma idéia a transforma em ato”.
Terminando de relatar o projeto fomos trabalhar a percepção, fizemos na sala de aula saquinhos da percepção, trabalhando o tato das crianças com diferentes matérias, foram colocados, algodão, massinha, lixa, peça de brinquedo e saco vazio. Percebi que cada criança teve uma reação ao tocar os objetos. Umas logo tiraram de perto, outras ficaram amassando e acariciando. O objeto que, mas gostaram foi o algodão por ser macio.
Após trabalharmos a percepção fomos trabalhar a parte motora com a aula de educação pelo movimento. Nesta aula procura-se desenvolver a psicomotricidade das crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias ativ
idades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Nesta aula a atividade lúdica foi passar por baixo de mesas para dar cenoura ao coelho que esta do outro lado. As crianças mostraram segurança para realizar esta tarefa.
A páscoa esta chegando então, após as pesquisas sobre coelhos montamos com as crianças um mural com as imagens o mural era com o formato de coelho.
A semana foi de muita comemoração tivemos o aniversario da Ir Carmelita e a chegada da tia Lili.As crianças gostam muito de ir nessas comemorações ficam com um olhar curioso.
As crianças já se tornaram parte de mim, estou gostando muito de trabalhar com esta faixa etária, o amor supera até o cansaço, pois a satisfação de ver crianças desenvolvendo tão rápido e ainda com a sua colaboração é completamente significante.
Danielle Rangel

2 comentários:

  1. Infelizmente o momento mágico da páscoa acabou né Dani!?
    Foi maravilhoso ver as crianças conhecendo os símbolos pascoais e se divertindo ao conhecer o coelhinho da Páscoa, mas sem deixar de tomar conhecimento sbre o verdadeiro sentido desta data tão importante para nós.
    Beijos e parabéns pelo Blog, esta lindo!
    Elisa.

    ResponderExcluir
  2. Dani, o seu trabalho com as crianças é maravilhoso!
    Continue sendo essa professora dedicada e amorosa com os alunos!
    Beijos e bom trabalho
    =D

    ResponderExcluir