domingo, 18 de outubro de 2009

PROJETO



Iniciamos nossa semana com acolhida na área com tia Ju, nessa aprendemos muitas músicas relacionadas a Deus.
Voltamos para sala é Tia Anny montou com as crianças um mural para que os país votarem qual o tema de projeto que vamos estudar neste segundo semestre as opções foram: dentes,alimentação,contos infantis e meio ambiente.Durante a semana os pais ,crianças de outras turmas e professoras votaram para a escolha do tema.É para a alegria das crianças o tema foi “ Contos Infantis”.Adorei o tema pois as crianças gostam muito de historias então aproveitando a decoração da nossa sala que é dos 3 porquinhos.Começamos então assistindo na sala de música a historinha do 3 porquinhos,durante a historia percebi que as crianças mesmo sendo pequenas já conseguem se concentrar , isso é muito importante pois muitas crianças nos dias de hoje apresentam falta de concentração.
Abaixo segue um texto dando dicas para a concentração: A falta de concentração infantil pode ser diagnosticada como hiperatividade, ou seja, é uma patologia em que a criança apresenta falta de concentração em fazer coisas comuns como assistir TV, fazer os deveres da escola e outras coisas, a criança também costuma ter um movimento continuo e superior ao esperado para sua idade e também costuma apresentar impulsividade. Mais de 5% da população infanto juvenil de 3 a 16 anos de idade sofre com esse problema. Mas, na maioria dos casos a ajuda dos pais já é suficiente para acalmar os pequenos, veja algumas dicas de como o fazer.


Primeiramente a conversa é fundamental para qualquer problema, é de extrema importância ouvir o eu seu filho tem a dizer, conhecer os seus gostos e assim saberá o que de fato está o deixando inquieto. Pois, a atenção é fundamental para com as crianças. Já se a professora do colégio fizer reclamações do seu filho, nunca o rebaixe perante as outras crianças. Ouça o que a professora tem a dizer e resolva o problema em casa, com muita conversa e mostrando a ele os seus limites.
Levar a criança para se exercitar também é uma boa, pois quando ela fica só em casa tende a acumular cada vez mais energia. Por isso, tente descobrir um esporte ou um jogo que o seu filho goste, pois sabemos que cada um desses possui suas regras, isso auxiliará a criança a ficar mais atenta e ainda gastará boa parte de suas energias. Se a criança não consegue ficar por muito tempo assistindo TV, tente reservar um tempo para sentar junto com ele e assistir seus programas e desenhos preferidos. Pois, muitas vezes ele só está querendo um pouco de sua atenção, aí é um bom motivo para você ter um descanso e aproveitar para dar um pouco de atenção ao filho.
Todas essas são dicas para acalmar os ânimos dos seus filhos de maneira simples, mas que faz muita diferença. Mas, se mesmo com essa ajuda em casa a criança continuar agitada excessivamente é adequado que se procure a ajuda de um especialista, assim ele indicará o tratamento correto para que a criança não sofra problemas futuros.
Após começamos as atividades decidimos iniciar com o querido Lobo Mal.As crianças fizeram reescrita da historia através de desenho e depois fizemos a movimentação da letra L de Lobo.
Nesta semana também começamos a tirar as fraldas,quando tiramos conversamos com ele,mostramos o vaso e o mais importante passamos confiança .
Assistimos a sexta cultural do maternal que encerrou as apresentou das parlendas.E já começamos a ensaiar para nossa, que será a apresentação da historia “Dentro da casa tem...” seguida da musica da pulga.
Percebo que cada dia que passa consigo relacionar mais a teoria com a pratica e perceber a necessidade das crianças em partícula e em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário