A semana foi curtinha, pois tivemos o feriado então durante os 3 dias de aula poucas crianças apareceram então preferimos revisar as coisas que já tínhamos dado como cor,grande e pequeno,as letras e a historia do Rui.
Tivemos a biblioteca que contou a história do ratinho e também a sala de musica
Ensaiamos para a festa junina com as crianças.
EDUCAÇÃO, ESCOLA e FAMILIA
A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas ações em que as únicas beneficiadas são as nossas crianças pequenas. (Carraro, 2006)Em seu lar a criança experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua família e os entes queridos. As pessoas que cuidam das crianças, em suas casas, naturalmente possuem laços afetivos e obrigações específicas, bem como diversas das obrigações dos educadores nas escolas. Porém, esses dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de nossas crianças.A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução.Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.É fato que família e escola representam pontos de apoio e sustentação ao ser humano e marcam a sua existência. A parceria família e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito.A parceria com a família e os demais profissionais que se relacionam de forma direta ou indireta com a criança é que vai ser o diferencial na formação desse educando.A vida nessa instituição deve funcionar com base na tríade pais – educadores – crianças, como destaca Bonomi (1998). O bom relacionamento entre esses três personagens, (dois dos quais são protagonistas na escola – educadores e crianças) é fundamental durante o processo de inserção da criança na vida escolar, além de representar a ação conjunta rumo à consolidação de uma pedagogia voltada para a infância.A Professora Di Santo (2007) lembra que a fundamentação para a relação educação/escola/família como um dever da última para com o processo de escolarização e importância de sua presença no contexto escolar é publicamente amparada pela legislação nacional e diretrizes do MEC, aprovadas no decorrer dos anos 90.Podemos citar: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), artigos 1º, 2º, 6º e 12; Plano Nacional de Educação (aprovado pela Lei nº 10172/2007), que define como uma de suas diretrizes a implantação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar (composta também pela família) e local na melhoria do funcionamento das instituições de educação e no enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos. Citamos ainda, a Política Nacional de Educação Especial, que tem como uma de suas diretrizes gerais: adotar mecanismos que oportunizem a participação efetiva da família no desenvolvimento global do aluno.
A importância da família na vida da criançaO primeiro grupo de pessoas com quem a criança, ao nascer, tem contato é a família. É interessante que logo a criança já demonstra suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais. Também a família tem seus hábitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentará se comunicar com esta família.Está aí, neste círculo de pessoas que rodeiam a criança, a fonte original da identidade da criança.Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, como, ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias.A criança já aprende desde pequena o que a mãe não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer. Percebe-se, então, a importância da orientação dos pais.À família cabe entender que a criança precisa de liberdade, mas por si só não tem condições de avaliar o que é melhor ou pior para ela mesma. A família é o suporte que toda criança precisa e, infelizmente, nem todas têm. É o sustentáculo que vai ajudar a criança a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Sobre a Autora:Professora, Empresária, Especialista em Educação Infantil pela UFJF e também Pós Graduada em Mídia e Deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mg.
domingo, 14 de junho de 2009
Desevolvimento corporal
A semana foi iniciada em clima de festa Junina, já começamos a enfeitar a nossa sala pendurar bandeirinhas, fazer a fogueira e também a pescaria. Apresentamos para as crianças a letra B que foi introduzida como b de bandeirinha para acompanhar o sentido do mês que iniciamos. As crianças já estão conseguindo entender as letras.A primeira atividade com a letra B foi movimentação com a cola colorida e depois e reescrita com caneta.Muitas crianças não conseguem reproduzir com a caneta ainda mais sempre são estimulados com elogios e motivação.
A nossa educação pelo movimento essa semana foi na sala de Judô,foi muito gostosa pois o chão e emborrachado as crianças se divertiram muito, visemos com eles vários comandos com rolar, pular,abraçar, dançar e também usamos o bambolê para fazer alguns exercícios.
“A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço”(Cristina Dias)
Voltamos para sala e fomos fazer atividade de grande e pequeno com a figuras de uma bandeira as crianças estão se saindo muito bem nessa atividade.
Os ensaios para festa junina já começaram então a escola infantil esta em festa com muitos ensaios e brincadeiras juninas.
Para encerra a semana a turmas das tias Isabelle e Paulinha fizeram a coração em Nossa Senhora Auxiliadora.
Percebo a cada dia um grande desenvolvimento na turma e também em cada criança em particular. Eles já estão conseguindo se concentrar para realizar as atividades propostas.
A nossa educação pelo movimento essa semana foi na sala de Judô,foi muito gostosa pois o chão e emborrachado as crianças se divertiram muito, visemos com eles vários comandos com rolar, pular,abraçar, dançar e também usamos o bambolê para fazer alguns exercícios.
“A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço”(Cristina Dias)
Voltamos para sala e fomos fazer atividade de grande e pequeno com a figuras de uma bandeira as crianças estão se saindo muito bem nessa atividade.
Os ensaios para festa junina já começaram então a escola infantil esta em festa com muitos ensaios e brincadeiras juninas.
Para encerra a semana a turmas das tias Isabelle e Paulinha fizeram a coração em Nossa Senhora Auxiliadora.
Percebo a cada dia um grande desenvolvimento na turma e também em cada criança em particular. Eles já estão conseguindo se concentrar para realizar as atividades propostas.
sábado, 13 de junho de 2009
Construindo conhecimentos
Começamos a semana na área com tia Ju na acolhida, aproveitamos que toda a escola infantil estava reunida e ensaiamos para novena das crianças do 2°e3°periodo que foi realizada no dia 29/05 sexta-feira.
Fomos para sala e iniciamos o dia contando a historia do Rui, essa historia ajuda as crianças pequenas a trabalhar seqüência. Percebi que as crianças já estão começando a lembrar o que vai acontecer na historia. Realizamos a releitura da historia através de desenho, as crianças já sabem verbalizar o nome do personagem, algumas falam perfeitamente outras pronunciam “UI”.
Após a historia fomos trabalhar grande e pequeno. Trabalhamos primeiramente com material concreto e depois trabalhamos a figura da formiga grande e pequena eles deveriam pintar a grande.
Obs:.Percebi que as crianças no geral já estão identificando e diferenciando os tamanhos
Lanchamos e fomos para are brincar e pintar com a turma de tia Tatiana, as crianças gostaram muito.
Fomos para a biblioteca infantil e tia Viviane contou a historia da Branca de neve e os sete anões. As crianças gostam muito de ouvir historias e da cantar.Algumas ainda não conseguem se concentrar para ouvir historia e nem para fazer atividade.
Voltamos para a escola infantil e fomos para sala de musica ouvir e ver a fita dos bichinhos na floresta e com isso trabalhando o nosso projeto.
A semana foi muito produtiva em relação a parte cognitiva devido a muitas brincadeiras , a dança e muitas curiosidades apresentadas para as crianças.
Fomos para sala e iniciamos o dia contando a historia do Rui, essa historia ajuda as crianças pequenas a trabalhar seqüência. Percebi que as crianças já estão começando a lembrar o que vai acontecer na historia. Realizamos a releitura da historia através de desenho, as crianças já sabem verbalizar o nome do personagem, algumas falam perfeitamente outras pronunciam “UI”.
Após a historia fomos trabalhar grande e pequeno. Trabalhamos primeiramente com material concreto e depois trabalhamos a figura da formiga grande e pequena eles deveriam pintar a grande.
Obs:.Percebi que as crianças no geral já estão identificando e diferenciando os tamanhos
Lanchamos e fomos para are brincar e pintar com a turma de tia Tatiana, as crianças gostaram muito.
Fomos para a biblioteca infantil e tia Viviane contou a historia da Branca de neve e os sete anões. As crianças gostam muito de ouvir historias e da cantar.Algumas ainda não conseguem se concentrar para ouvir historia e nem para fazer atividade.
Voltamos para a escola infantil e fomos para sala de musica ouvir e ver a fita dos bichinhos na floresta e com isso trabalhando o nosso projeto.
A semana foi muito produtiva em relação a parte cognitiva devido a muitas brincadeiras , a dança e muitas curiosidades apresentadas para as crianças.
sábado, 30 de maio de 2009
Festa de Maria
Começamos a semana na sala de vídeo para escolher uma par lenda para o pré-maternal.
Escolhemos uma bem fácil para que as crianças consigam participar com a gente.A escolhida foi:
Escolhemos uma bem fácil para que as crianças consigam participar com a gente.A escolhida foi:
UM, DOIS FEIJÃO COM ARROZ,
TRÊS, QUATRO FEIJÃO NO PRATO,
CINCO, SEIS FALAR INGLÊS,
SETE, OITO COMER BISCOITO,
NOVE, DEZ COMER PASTEIS.

Voltamos para sala e fizemos à rescrita da nossa parlenda através de desenho.
Esta semana começamos a fazer atividade com a letra T de Televisão. Começamos fazendo a movimentação com a cola colorida e reproduzindo com caneta.As crianças após a movimentação as crianças conseguem reproduzir da maneira deles o R.
De acordo com Assunção
& Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
Após essa atividade fizemos a outra, colocamos duas letras para as crianças com cola colorida pinta-se a letra T.
Ao termino da atividade, nos dirigimos para sala de informática para assistir a vários vídeos infantis.
Ao retorna para sala trabalhamos com a imagem da televisão grande e pequena, foi muito divertido e satisfatório ver o desenvolvimento das crianças em relação aos tamanhos.
Terminamos a semana na quinta-feira com a turma da tia Tatiana coroando nossa senhora na escola infantil
Na sexta-feira não tivemos aula devido à festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que foi impecável em todos os detalhes. E para mim foi inesquecível por me encontra no terceiro ano.
TRÊS, QUATRO FEIJÃO NO PRATO,
CINCO, SEIS FALAR INGLÊS,
SETE, OITO COMER BISCOITO,
NOVE, DEZ COMER PASTEIS.
Voltamos para sala e fizemos à rescrita da nossa parlenda através de desenho.
Esta semana começamos a fazer atividade com a letra T de Televisão. Começamos fazendo a movimentação com a cola colorida e reproduzindo com caneta.As crianças após a movimentação as crianças conseguem reproduzir da maneira deles o R.
De acordo com Assunção
Após essa atividade fizemos a outra, colocamos duas letras para as crianças com cola colorida pinta-se a letra T.
Ao termino da atividade, nos dirigimos para sala de informática para assistir a vários vídeos infantis.
Ao retorna para sala trabalhamos com a imagem da televisão grande e pequena, foi muito divertido e satisfatório ver o desenvolvimento das crianças em relação aos tamanhos.
Terminamos a semana na quinta-feira com a turma da tia Tatiana coroando nossa senhora na escola infantil
Na sexta-feira não tivemos aula devido à festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que foi impecável em todos os detalhes. E para mim foi inesquecível por me encontra no terceiro ano.
Festa das Mães
Começamos a semana trabalhando com a letra F de Formiga introduzimos com a historia do Rui que aparece mostrando a formiga.
Os livros sem texto, cheios de ilustrações, estimulam a imaginação da criança, permitindo que ela mesma faça uso do “verbo”, oralizando as muitas possibilidades que as ilustrações permitem. O contato com ilus
trações são sobretudo “experiências de olhar”, de “ver” diferenciado, conforme a percepção que a criança tem no mundo. (MOBRICE, 1990,p. 45).
Para explicar melhor pegamos uma formiga para mostra para as crianças.
Nossa primeira atividade relacionada com a letra F foi para as crianças preenche-se o F de papel colorido cortado e também trabalhamos a imagem da formiga grande e pequena para as crianças pintarem a imagem grande. Com essa ultima atividade pude observa que algumas crianças ainda não conseguem diferenciar os tamanhos.
Tivemos todos os dias ensaio para a festa das mães. As crianças juntamente com o maternal dançaram a música “Amigos pela fé” vestidas de anjo. A festa ficou linda, tudo saiu com perfeição.
Terminamos a semana com a turma de tia Jéssica coroando nossa senhora.
Os livros sem texto, cheios de ilustrações, estimulam a imaginação da criança, permitindo que ela mesma faça uso do “verbo”, oralizando as muitas possibilidades que as ilustrações permitem. O contato com ilus
Para explicar melhor pegamos uma formiga para mostra para as crianças.
Nossa primeira atividade relacionada com a letra F foi para as crianças preenche-se o F de papel colorido cortado e também trabalhamos a imagem da formiga grande e pequena para as crianças pintarem a imagem grande. Com essa ultima atividade pude observa que algumas crianças ainda não conseguem diferenciar os tamanhos.
Tivemos todos os dias ensaio para a festa das mães. As crianças juntamente com o maternal dançaram a música “Amigos pela fé” vestidas de anjo. A festa ficou linda, tudo saiu com perfeição.
Terminamos a semana com a turma de tia Jéssica coroando nossa senhora.
domingo, 17 de maio de 2009
A Saudade

Na segunda dia 04-05, perdemos uma pessoa mais do que especial,Ir Anita,que com sua singulariedade conquistou a todos.A saudade ja aperta.
Mas temos que seguir em frente entao começou intensos ensaios para fest
Devido a festa das mães e o mês de Maria, trabalhamos com as crianças a letra M com grande e pequeno com objetivo de apresentar a letra M e aplicar grande e pequeno .Procuramos trabalhar com material concreto para facilitar o entendimento.
As crianças esta semana tiveram aula de educação pelo movimento, que teve a seguinte atividade as crianças tinham que passar na linha reta feita de durex preto no chão. Terminando fizemos uma atividade de guirlanda estas foram feitas como gota de chuva na vertical passaram o dedo na cola colorida e depois reproduziram com a caneta.
A semana foi bem difícil pois perde alguém sempre dói, mais temos que lembrar que Ir Anita sempre foi muito alegre e seguimos com a certeza que ela esta cuidando de nos no céu.
A importância da música na Educaçao Infantil
A semana começou e as crianças chegaram com todo energia. Então vamos usar essa energia para o conhecimento. Começamos então contando a historia “La vai o Rui”, o livro que foi adotado pela escola.Terminando fizemos a rescrita coletiva da historia com o objetivo de desenvolver a atenção e a concentração das crianças.
Dando continuidade fizemos a movimentação com cola colorida da letra R de Rui, para desenvolver a coordenação motora.
Pedimos para que cada criança trousse para escola uma foto com a mãe, trabalhamos com elas, depois fizemos o cartão da mãe. E trabalhamos a letra M com material concreto.
Já começamos os ensaios para a festa das mães
Na nossa rotina nunca falta música, pois as crianças gostam muito. A música é um meio de expressão de idéias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. Você com certeza devem lembrar alguma música que tenha marcado sua infância e, junto com essa lembrança, deve recordar as sensações que acompanharam tal execução. Além de sensações, através da experiência musical são desenvolvidas
capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil.
Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com freqüência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. No setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois incorpora a seu repertório.
01-05-Feriado do Trabalhador.
Semana repleta de conhecimento e música.
Dando continuidade fizemos a movimentação com cola colorida da letra R de Rui, para desenvolver a coordenação motora.
Pedimos para que cada criança trousse para escola uma foto com a mãe, trabalhamos com elas, depois fizemos o cartão da mãe. E trabalhamos a letra M com material concreto.
Já começamos os ensaios para a festa das mães
Na nossa rotina nunca falta música, pois as crianças gostam muito. A música é um meio de expressão de idéias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. Você com certeza devem lembrar alguma música que tenha marcado sua infância e, junto com essa lembrança, deve recordar as sensações que acompanharam tal execução. Além de sensações, através da experiência musical são desenvolvidas
Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com freqüência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. No setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois incorpora a seu repertório.
01-05-Feriado do Trabalhador.
Semana repleta de conhecimento e música.
Assinar:
Postagens (Atom)