domingo, 18 de outubro de 2009

Dia do Professor

A semana começou na quarta-feira devido ao feriado do dia das crianças eo adiantamento do dia do professor. Na quarta recebemos as crianças na área para a acolhida que falou sobre Nossa Senhora Aparecida, tia Jú contou a historia dela.
Fomos para sala e fizemos a atividade envolvenodo a palavra LOBO as crianaçs tinham que colocar um papel para cada letra.
Dia 15 é o dia do professor tenho muito pela minha escolha pois ser professor é a profissão mais gratificante na parte sentimental e intelectual.

O valor de ser educador

Ser transmissor de verdades,

De inverdades...

Ser cultivador de amor,

De amizades.

Ser convicto de acertos,

De erros.Ser construtor de seres,

De vidas.Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção.

De sentimentos profundos,Que carrega no peito o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer,

Que guarda no coração, o pesar

De valores essenciais

Para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.Ser lutador,

Que enfrenta agruras,

Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,

Buscando se auto-realizar,

Atingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.

Da fraqueza, sempre surge a força

Fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria,

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.

É...

Esse é o valor de ser educador

Oba! Chegou a semana da criança





Semana de muita diversão, alegria, brincadeira e emoção.Foi repleta de diversão com uma ótima programação.
Para iniciar assistimos no teatro a peça feita pelo 1° ano Normal Médio.As crianças adoraram principalmente o Lobo Mal.
As crianças das outras turmas foram passear em um sitio muito divertido que teve muita: pipoca,picolé,pirulito, pula pula, futebol, piscina de bolinhas e muitas outras coisas.
Na quarta-feira tivemos Gincafest preparados pelas alunas do 2° e 3° ano do Normal Médio neste tivemos: fantoche,pintura,trilhado sons, de brincadeiras e leitura e pra encerrar tivemos a presença do leão e do piu-piu que animaram a educação infantil.
Na quinta-feira foi o dia do festival de pipoca,e de pizza as crianças amaram e param encerrar o nosso dia tivemos o desfile das fantasias.
E sexta-feira as crianças do pré- maternal brincaram na piscina de bolinha e no pula pula .
A semana foi só diversão

Tirando as fraldas



Nesta semana recebemos mais 3 amiguinho um menino e duas meninas elas são gêmeas.Durante esta ficamos envolvidos na adaptação dessas 3 crianaçs, então proucuramos dar continuidade no nosso projeto envolvendo os nosso novos amigos. Ccontamos historia com o auxilio de fantoche no parque, brincamos de bola na quadra, fomos para sala de musica ver o DVD da galinha pintadinha, as crianças adoram, dançam e cantam tudo.
Na quarta-feira começou na escola o IIICICC, neste tivemos a presença de muitos palestrantes nacionais e internacionais, que em suas palestras ajudam no nosso crescimento proficional e pessoal.
Como o palestrante Vitor da Fonseca que visitou a escola infantil e deu um ótima palestra sobre Aprender e Reaprender:Educabilidade, que foi a palestra de abertura este durou 3 dias e encerramos a palestra de Roberto Carlos falando sobre a pedagogia do amor, e no fim tivemos o show de Sandro Bali animando os congressistas.
Nesta semana também tivemos o aniversario de Mariana que foi do palhaço com direito a muita pipoca, pizza e brincadeira.
Encerramos a semana com a apresentação da sexta –feira cultura.E continuamos a tirar as fraldas das crianças.Segue abaixo o texto que da alguma dicas para facilitar este processo .
Quando retirar as fraldas?
O início da retirada das fraldas sempre gera grandes dúvidas nos pais. Esse deve ser um momento tranqüilo, considerado como parte da vida da criança e dos pais e encarado sem angústias.
O seu bebê está crescendo, tornando-se mais independente e deixando a mamãe mais livre também. É uma nova etapa, uma nova relação entre pais e criança que começa.
Os pais não devem ter pressa nesse processo. Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.
A criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas. Ela deve conseguir ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser de fácil manuseio, como a de elásticos.
Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Respeite o momento de cada criança.
Tá chegando a hora - Uma dica para reconhecer que já pode começar o treinamento é quando a criança aponta ou comunica que está suja ou que está fazendo xixi ou cocô ou então quando se interessa pelo o que os pais ou irmãos vão fazer no banheiro.
Explique sempre o que acontece no banheiro de forma que a criança possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o cocô. Deixar a porta do banheiro aberta faz com que a criança imite os mais velhos e perceba que esse “ritual” é corriqueiro.
Para iniciar o processo, compre um penico de escolha da criança e deixe no lugar em que a criança costuma brincar. A criança deve explorar o penico (não a deixe colocá-lo na cabeça) e ser estimulada a sentar nele com roupa, enquanto os pais explicam para que serve ou brincam com ela.
Quando a criança estiver familiarizada, coloque o penico no banheiro e passe as eliminações da criança da fralda para o penico na presença dela, sempre conversando e explicando o que acontece. Comece a deixar a criança de calcinha ou cueca sentada no penico.
Quando a criança conseguir passar uma grande parte do dia seca já se pode retirar a fralda. Não deixe de oferecer o banheiro ao pequenino várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda leva de 5 a 6 meses para que se efetue. Deve-se adaptar o vaso sanitário para a criança e estimular a utilização assim que estiver fazendo uso efetivo do penico.
Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir. Respeite seus limites e capacidades. A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.
Vida sem fralda - Prepara-se para encontrar a cama molhada no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. Isso é normal. Entre os dois e cinco anos de idade, a criança não tem total controle esfincteriano e podem ocorrer acidentes. Evite oferecer líquidos antes da hora de dormir e leve a criança ao banheiro antes de deitar ou mesmo durante a noite.
Não puna ou castigue a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha o aprendizado da criança. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso. Muitas vezes poderá ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo natural.
Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.
Algumas crianças regredirem nesse processo, pois podem querer chamar a atenção. Um motivo bastante comum para a regressão é a chegada de um novo irmãozinho.
Faça desse momento um período de trocas com seu filho. Dê muito amor e carinho. O único trabalho dos pais é criar condições para que o processo de aprendizado seja o mais descontraído possível.

PROJETO



Iniciamos nossa semana com acolhida na área com tia Ju, nessa aprendemos muitas músicas relacionadas a Deus.
Voltamos para sala é Tia Anny montou com as crianças um mural para que os país votarem qual o tema de projeto que vamos estudar neste segundo semestre as opções foram: dentes,alimentação,contos infantis e meio ambiente.Durante a semana os pais ,crianças de outras turmas e professoras votaram para a escolha do tema.É para a alegria das crianças o tema foi “ Contos Infantis”.Adorei o tema pois as crianças gostam muito de historias então aproveitando a decoração da nossa sala que é dos 3 porquinhos.Começamos então assistindo na sala de música a historinha do 3 porquinhos,durante a historia percebi que as crianças mesmo sendo pequenas já conseguem se concentrar , isso é muito importante pois muitas crianças nos dias de hoje apresentam falta de concentração.
Abaixo segue um texto dando dicas para a concentração: A falta de concentração infantil pode ser diagnosticada como hiperatividade, ou seja, é uma patologia em que a criança apresenta falta de concentração em fazer coisas comuns como assistir TV, fazer os deveres da escola e outras coisas, a criança também costuma ter um movimento continuo e superior ao esperado para sua idade e também costuma apresentar impulsividade. Mais de 5% da população infanto juvenil de 3 a 16 anos de idade sofre com esse problema. Mas, na maioria dos casos a ajuda dos pais já é suficiente para acalmar os pequenos, veja algumas dicas de como o fazer.


Primeiramente a conversa é fundamental para qualquer problema, é de extrema importância ouvir o eu seu filho tem a dizer, conhecer os seus gostos e assim saberá o que de fato está o deixando inquieto. Pois, a atenção é fundamental para com as crianças. Já se a professora do colégio fizer reclamações do seu filho, nunca o rebaixe perante as outras crianças. Ouça o que a professora tem a dizer e resolva o problema em casa, com muita conversa e mostrando a ele os seus limites.
Levar a criança para se exercitar também é uma boa, pois quando ela fica só em casa tende a acumular cada vez mais energia. Por isso, tente descobrir um esporte ou um jogo que o seu filho goste, pois sabemos que cada um desses possui suas regras, isso auxiliará a criança a ficar mais atenta e ainda gastará boa parte de suas energias. Se a criança não consegue ficar por muito tempo assistindo TV, tente reservar um tempo para sentar junto com ele e assistir seus programas e desenhos preferidos. Pois, muitas vezes ele só está querendo um pouco de sua atenção, aí é um bom motivo para você ter um descanso e aproveitar para dar um pouco de atenção ao filho.
Todas essas são dicas para acalmar os ânimos dos seus filhos de maneira simples, mas que faz muita diferença. Mas, se mesmo com essa ajuda em casa a criança continuar agitada excessivamente é adequado que se procure a ajuda de um especialista, assim ele indicará o tratamento correto para que a criança não sofra problemas futuros.
Após começamos as atividades decidimos iniciar com o querido Lobo Mal.As crianças fizeram reescrita da historia através de desenho e depois fizemos a movimentação da letra L de Lobo.
Nesta semana também começamos a tirar as fraldas,quando tiramos conversamos com ele,mostramos o vaso e o mais importante passamos confiança .
Assistimos a sexta cultural do maternal que encerrou as apresentou das parlendas.E já começamos a ensaiar para nossa, que será a apresentação da historia “Dentro da casa tem...” seguida da musica da pulga.
Percebo que cada dia que passa consigo relacionar mais a teoria com a pratica e perceber a necessidade das crianças em partícula e em grupo