domingo, 26 de abril de 2009

Importância da reunião de pais e mestres



Nesta semana começamos na quarta feira devido ao feriado de “Tiradentes”.Então com esse tempo afastado da escola as crianças , voltaram com a corda toda loucas para brincar, aprender e se divertir.
Nossa primeira atividade foi sobre a letra do nome, das crianças e nessa atividade as crianças tinham que preencher a letra com papel colorido. Percebo que algumas crianças já fazem a atividade naturalmente e outras ficam tirando o que já tinham feito. Trabalhamos muito com a letrinha essa semana.Também retornamos as cores, dentro e f
ora e brincamos muito e dançamos.
Logo depois do lanche, Tia Anny cantou com as crianças a musica “mãezinha do céu “ e depois pediu para que eles reproduzi-se através de desenho.Assistimos as par lendas que tia Lili montou para gente.Começamos também a ensaiar para a festa das mães.
E terminamos a semana dançando com a turma de tia Shirley a musica do”homem torto” na sexta da motivação.
Neste sábado também tivemos o primeiro encontro entre pais e professores que foi iniciado com a palestra de Gustavo Teixeira falando sobre transtornos comportamentais na infância.
O Texto abaixo fala a respeito da importância da presença dos pais nas reuniões
É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E ser um frequentador assíduo das reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver? O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro. Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro
Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. “Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores.” Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. “É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências”, explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.
A semana foi marcada com muita musica e alegria.
Dani Rangel

domingo, 19 de abril de 2009

Animais da Fazenda (Projeto)



Esta semana recebemos uma nova amiga em nossa sala a sua adaptação foi rápida no entanto sempre quando não faz o que ela quer chora, penso que isso e porque não precisava dividir a atenção antes agora precisa.
Logo que chegamos ficamos assistindo o DVD da Xuxa as crianças adoram ficam dançando e algumas já verbalizam algumas musicas. Quando todas crianças chegaram fomos trabalhar o nosso projeto que a sobre animais fixamos a seleção das pesquisas colono com as crianças as imagens pedindo para ela reproduzirem o nome e o som, um dos alunos adora animais quando apareceu cavalo ele logo falou “calago”, também “PI PIU” pintinho e muitos outros sons.Apos seleção as crianças fizeram um desenho dos animais e cantamos a musica do “Seu Lobato”.
Tivemos nessa semana a entrevista com a mãe de um aluno que é veterinária mostrando os animais as crianças gostaram muito, terminando fomos ao laboratório da escola pra ver outros animais as crianças ficaram fascinadas queriam tocar em tudo.
Para Barbosa (2000): “Os projetos estimulam a aprendizagem do dialogo, do debate, da argumentação, do aprender a ouvir os outros,do cotejar diferentes pontos de vista, do confronto de opinião, do negociar significados, da construção coletiva do conhecimento, do desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar aquelas já dominadas, do prazer de expor o seu saber, do ver e sentir as controvérsias e do construir uma visão coletiva.”
Terminado o projeto fomos para a nossa aula de educação pelo movimento que foi trabalhada com uma corda para as crianças pularem e mexerem usamos a corda como se fosse uma cobra.
A semana foi fechada por um desfile, vestimos as crianças de fantasia que adoraram passeamos pela escola e assistimos a sexta da motivação das crianças de tia Dani.
A semana foi maravilhosa tivemos grandes momentos como o começo da verbalização e muito outros artefatos.

domingo, 12 de abril de 2009

O sentido da Páscoa



A Páscoa tem sentido de renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos vida e vida em abundância (João10:10), bem como vida eterna (João 3:16) "Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo" II Cor.5:15. Renovação hoje, significa condições mínimas de educação, saúde, trabalho e habitação.
A semana que passou foi curta, pois, tivemos o feriado da páscoa nesta foram apenas três dias de aula estes dedicados a páscoa.
No primeiro dia de aula tivemos uma visita que encantou todas as crianças da escola foi o coelhinho que ajudou as crianças a interagir com um dos símbolos da páscoa. Durante a visita do coelhinho trabalhamos muito com matérias concretos fazendo atividade com algodão para montar os coelhinhos.Passemos muito com ele assim fazendo a festa das crianças.
Na quarta feira tivemos a festinha das crianças. A coordenação da escola decidiu fazer uma celebração mais simples e com mais emoção com isso tivemos a presença do padre e das irmãs, o padre deu a bênção para os pais que logo foram para sala dos filhos. A sala estava preparada com uma mesa com os símbolos pascais e lembranças para as crianças cantamos duas musicas relacionados a páscoa.A s crianças do pré logo que avistaram o pais saíram do lugar indo para o colo dos pais , por ser muito pequeno decidimos não insistir para a presença no tapete, mesmo com os pais as crianças dançaram e brincaram assim tornando uma festa simples mais cheia de brilho e de carinho.
Os pais demonstraram um grande carinho com os professores, pois elas já começaram ver o desenvolvimento dos seus filhos assim agradecendo pela dedicação que temos com eles. A semana foi repleta de muito amor e carinho deixando a perfeita.
Danielle Rangel

terça-feira, 7 de abril de 2009

Conhecendo os símbolos pascais.

Nesta semana já começamos com o clima da páscoa. Tia Lili mandou para nossa sala textos relacionados com páscoa. Sendo de grande importância para colocar as crianças mais interadas com a páscoa mesmo que de uma forma nem tão profunda devido a idade das crianças.
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Os símbolos mais trabalhados em nossa sala são os coelhos e os ovos, pois conseguimos retratar de forma mais concreta.

Aprendemos nesta semana grande e pequeno usando coelhos grandes e pequenos. Percebi que algumas crianças quando são chamadas para realizar atividades como: pegar o coelho grande ficam paradas e quando sugerido dar para o amigo fazer logo aceitam a proposta.
Após trabalho com as crianças a movimentação das letras c de coelho e O de ovo.
Tivemos uma atividade que as crianças amaram, pedimos para que cada criança trouxesse ovos cozidos para as crianças pintarem as crianças adoraram. Teve também uma grande
importância a criança relatada nas outras postagens por não gostar de colocar a mão em tintas pintou o ovo sem nenhuma restrição por se sujar.

A semana também foi marcada pela brincadeira “procure o ovo que o coelho escondeu?” Nesta atividade alem de diverti trabalhamos as cores e a coordenação motora das crianças.

Terminamos de procurar os ovinhos fomos para sala de vídeo assistir o filme da páscoa selecionado por tia Lili para as crianças assistirem. Quando o filme acabou fomos para a bibliotequinha infantil, tia Viviane contou para nos a historia a chapeuzinho vermelho. Conseguindo prender a atenção das crianças.

Nesta semana percebi que as crianças desenvolveram muito na fala e começaram a falar mais e tentar se expressar pela linguagem oral.

A linguagem é vista por eles não só como um sistema simbólico para armazenar ou trocar informações, mas engloba também a fala, a compreensão e a comunicação por meios visuais como o sorriso, o reconhecimento visual das pessoas da família ou objetos e a imitação ou iniciação de gestos. (Coplan et al.,1982, p.677
).